sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

4ª JORNADA WP DE PSICOTERAPIA COGNITIVA



     

     Participei recentemente da 4a. JORNADA WP DE PSICOTERAPIA COGNITIVA, cujo tema foi "O Impacto da Terapia Cognitiva na Promoção da Saúde Mental", ressaltando o papel preventivo que a psicoterapia pode assumir na Infância e Adolescência, estratégias terapêuticas para Transtornos Mentais da modernidade que apresentam alta prevalência, interface com a Psiquiatria e com o Direito, além de inovações psicoterápicas como a Terapia do Esquema, a Terapia Cognitiva Processual e a Psicoterapia Positiva.
     O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro de 2012 em Santa Maria - RS e foi muito proveitoso, acredito que tanto eu, como minhas colegas da pós graduação, aproveitamos muito essa atividade.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Práticas educativas e estratégias de coping em crianças abrigadas

Giorgina Leni Batista
Patricia Santos da Silva
Caroline Tozzi Reppold

 Este estudo investigou práticas educativas de pais e educadores sociais e estratégias de coping adotadas por crianças abrigadas. Participaram da pesquisa 20 crianças, entre sete e 11 anos.
Elas responderam a duas entrevistas, que objetivavam identificar práticas educativas e problemas nos ambientes familiar e institucional, e as estratégias de coping utilizadas. Resultados mostraram preponderância das práticas coercitivas em ambos ambientes. No ambiente familiar, os problemas mais comuns foram conflitos conjugais, e as estratégias de coping mais citadas foram coping focado na emoção e inação. Problemas no ambiente institucional pareceram estar mais relacionados a conflitos com pares. O coping focado no problema e a busca de apoio dos educadores foram estratégias mais frequentes para lidar com esta situação. O conhecimento destes aspectos subsidia a elaboração de programas de treinamento para os pais e educadores sociais que possam contribuir ao processo de socialização das crianças abrigadas, considerando as dificuldades próprias do contexto.
Palavras-chave: práticas educativas, estratégias de coping, crianças abrigadas.
Leia mais na Revista Aletheia: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1150/115021494006.pdf